top of page

Os judeus como parte da nossa história...

Ao longo dos séculos, os judeus espalharam-se por todo o mundo mum movimento de dispersão intitulado de Diáspora.

Os judeus terão chegado à Península Ibérica durante o período do Império Romano. As comunidades judaicas estavam espalhadas por todo o território nacional, não ficando concentrados apenas nas grandes cidades portuguesas.

judeus no cu - has a joke.jpg
judeus no cu - as a joke.jpg

Os documentos mais antigos fazem recuar as notícias da sua presença à primeira metade do século XV.

Entre os anos de 1441 e 1445 contavam-se entre os naturais do concelho, Moisés Salam (1441), Isaac Salam (1441), José Barzalai (1441), Abraão Gabey (1442), Abraão Serrano (1451), Jacob Serrano (1455), David Tomias (1455), David Nemias (1455), entre outros.

A estes homens, o rei D. Afonso V concedeu um conjunto de importantes privilégios. E não eram só estes homens, com eles existiam famílias, mulheres e filhos que desconhecemos, mas que existiram e compunham a comunidade judaica pesqueirense.

Em Portugal, os judeus viviam em paz, praticando diversas profissões, como sapateiros, médicos, viticultores, mercadores… possuíam as suas próprias escolas, tribunais, sinagogas, ou seja, todas as estruturas cívicas controladas pela comunidade judaica.

Tudo mudou com o Édito de Expulsão dos Judeus emitido no ano de 1496, pelo rei D. Manuel.

Muitos judeus foram torturados, perseguidos e mortos pelo Tribunal da Inquisição (a Inquisição durou 280 longos anos). Nesse período viveu-se em Portugal uma “ditadura religiosa”, isto é, o direito de expressão e de liberdade religiosa não existiam.

 

Como alunos residentes no concelho de São João da Pesqueira reconhecemos que só somos o que fomos… daí esta nossa homenagem à comunidade judaica que percorreu o nosso concelho e que integram a nossa história!

bottom of page